Foi um “best-seller” aqui há uns anos e é um livro delicioso que recomendo vivamente. Pequenino, de fácil leitura, é daqueles livros que ficam para sempre na nossa memória.

Foi escrito por Erich Scheurmann e publicado em 1920, mas continua extremamente atual.

Papalagui é o nome que Tuiavii, chefe de uma tribo da Polinésia, chama ao Homem branco, que, neste caso, simboliza o homem “civilizado”.

Depois de uma visita à Europa, Tuiavii regressa à sua ilha e escreve os discursos onde explica o nosso modo de vida à sua tribo.

Estes mostram-nos a visão de alguém que nos vê de fora e para quem o nosso modo de vida é completamente estranho. Através da sua simplicidade e ingenuidade, mas ao mesmo tempo da sua perspicácia, os seus discursos obrigam-nos a questionar o caminho que estamos a seguir.

Tuiavii considera o nosso modo de vida como um desvio do caminho do homem e um grande erro, pois estamos completamente desligados da natureza e de uns dos outros.

Esta visão de Tuiavii, o chefe da tribo de Tiavéa, uma ilha na Samoa na antiga Polinésia francesa, sobre o Papalagui, que pode ser vista em alguns aspetos como simplista ou mesmo ingénua, pois é quase um olhar de uma criança, leva-nos, todavia, a pensar sobre o que realmente importa e para onde estamos a ir.

Afinal que mundo estamos a construir?

A sua explicação de o que é uma cidade é simplesmente maravilhosa, ao mesmo tempo que é um murro no estômago.

Eu simplesmente adorei!!!

(Marta Monteiro Alves)

A Vossa Opinião

Opinião: Gostei

Comentário: Já lá vão muitos anos, numa ação de formação, para professores, pós laboral, tomei conhecimento do livro Papalagui.
Ainda recordo o nome do formador, Francisco Beja, tal foi o impacto positivo que teve em mim.
Um pormenor: passado uns anos, o meu filho leu o livro. Passou a dar-lhe um lugar de destaque.
Agradeço ter-me dado a oportunidade de recordar esta boa memória.

Nome: Graciete
Data: 19/07/2025

Muito obrigada por ter partilhado a sua!

* * * * *

* * * * *

Deixe aqui a sua opinião sobre este artigo. Ela é muito importante para mim.

(Se preferir, faça-o de forma anónima)

1- Ao submeter este formulário preenchido, declara que dá o seu acordo à nossa "Política de Privacidade", e autoriza que a sua opinião possa vir a ser aqui publicada.
2- O seu E-mail nunca será revelado.