Imaginemos a Nossa Mente Como Se Fosse um Jardim
“A nossa realidade é, em grande parte, uma construção mental…“
Marta Monteiro Alves
11/7/2024


A nossa realidade é, em grande parte, uma construção mental. Os nossos pensamentos, medos e crenças atuam como lentes pelas quais vemos o mundo, moldando as nossas percepções, emoções e, consequentemente, as nossas ações.
A ideia de que nada nos aprisiona, a não ser os nossos pensamentos lembra-nos que a maior prisão que podemos experimentar é aquela que nós mesmos criamos nas nossas mentes. São os pensamentos negativos que nos restringem e nos impedem de viver plenamente.
O medo é uma emoção universal, mas, quando nos deixamos paralisar por ele, torna-se uma limitação. O medo do fracasso, do julgamento, do desconhecido… todos esses medos, podem impedir-nos de viver uma vida plena e autêntica.
Também as nossas crenças nos moldam a percepção da realidade. Se acreditarmos que, por exemplo, não somos capazes, é provável que nos sabotemos e não alcancemos todo o nosso potencial. Ao questionarmos as nossas crenças, e adotarmos uma perspectiva mais positiva, podemos transformar nossa vida.
Então, imaginemos a nossa mente como se fosse um jardim:
- Os nossos pensamentos são as sementes que plantamos: se plantarmos sementes de dúvida e medo, colheremos ansiedade e insegurança, mas se plantarmos sementes de esperança, confiança e positividade, a nossa vida florescerá e colheremos abundância e prosperidade.
[Marta Monteiro Alves - 07/11/2024]