O Peixinho
"Somos como o peixe do aquário, a percepção e compreensão do mundo …"
Marta Monteiro Alves
11/17/2023
Para o peixinho, todo o Universo se resume ao seu aquário. Ele não tem consciência sequer que existe algo mais para lá do aquário. Mas será que lhe bastará saber que existe um oceano e de como um oceano é constituído?
Nós somos como o peixe do aquário, a percepção e compreensão do mundo por parte de cada um de nós está intimamente relacionada com o nosso nível de conhecimento, mas, para expandirmos a nossa compreensão do Universo, não basta explorar novas ideias e estar aberto a novas informações, temos também de aprender com as nossas experiências e as nossas vivências, procurando sempre observarmos a nossa postura, os nossos comportamentos, sentimentos e pensamentos em cada uma delas.
É, sem dúvida, muito importante mantermos uma curiosidade intelectual na ampliação dos horizontes individuais, mas o ato de ignorar não se refere apenas à falta de informação, mas também à resistência em aprender e à abertura a novas perspectivas, no fundo, à resistência ao desconhecido.
O peixe pode optar por somente acumular informação sobre o Oceano que existe lá fora, pode ter essa curiosidade intelectual, mas… não basta.


Se ele não se aventurar no Oceano, jamais poderá compreender verdadeiramente a sua verdadeira magnificência.
Para expandirmos o nosso “Universo” individual, temos que procurar ampliar constantemente o conhecimento, e não só o conhecimento que é exterior a nós, mas também, e principalmente, o autoconhecimento, pois a forma como vemos o mundo depende do que trazemos dentro de nós.
Os gregos tinham 3 conceitos distintos de conhecimento:
- o conhecimento no sentido mais académico, o conhecimento teórico;
- o conhecimento prático (feito do exercício de uma profissão, por exemplo);
- o conhecimento “interno”, isto é, o autoconhecimento.
Para expandirmos o nosso horizonte, não basta acumular conhecimento académico, mas, sobretudo, expandirmos o nosso autoconhecimento e, nesse sentido, o mundo é a nossa escola🧑🎓.
As nossas vivências, as nossas relações, são os verdadeiros “professores” que nos põem à prova constantemente 🧐
Lembremo-nos sempre que não somos mais que um peixinho no aquário 😏
[Marta Monteiro Alves - 17/11/2023]