Felicidade!

"Não basta estar sentado à espera que a Felicidade nos “aconteça”…"

Marta Monteiro Alves

3/20/2023

O que é a Felicidade?

Como chegamos a ela?

São questões que todos nós nos colocamos pelo menos uma vez na vida. A busca pela Felicidade é inerente à alma humana.

Mas a Felicidade não é algo de adquirido. A Felicidade constrói-se, e isso dá trabalho. Ela resulta da nossa ação, o que nos dá uma certa responsabilização na sua obtenção.

Claro que existem muitos fatores externos que não podemos controlar. Cada um de nós é resultado da sua história e das suas circunstâncias, mas aprender a viver com isso e aceitá-lo é nossa responsabilidade.

Não basta estar sentado à espera que a Felicidade nos “aconteça”. Há que haver uma prática da Felicidade. E é impossível alcançá-la se não tivermos um objetivo, um propósito na vida.

Assim, o primeiro passo para a Felicidade é o encontro com nós mesmos, é descobrir qual o nosso propósito, qual a nossa missão. No fundo, é descobrir o que nos torna verdadeiramente felizes, o que passa por uma busca interior, numa viagem de autoconhecimento, rumo à descoberta daquilo que almejamos. E depois…

Depois é pormo-nos ao caminho e dirigirmo-nos para lá.

É descobrir o bem que nos preenche, o bem que nos norteia, e que queremos alcançar.

Se não tivermos uma ideia definida de quem somos e para onde vamos, a probabilidade de nos perdermos é muito grande.

O que não quer dizer que sejamos inflexíveis e que nunca nos desviemos da rota traçada! Não! O caminho é cheio de bifurcações, de atalhos, de acidentes de percursos e até de novos trilhos. Apenas quer dizer que, o primeiro passo para a Felicidade passa por nos conhecermos a nós mesmos, o que nos faz felizes, o que nos motiva e como funcionamos. Alinharmo-nos com o nosso propósito e partimos rumo ao nosso bem maior.

É fácil?

Para algumas pessoas sim, para outras não.

Mas até o fazermos, vamos andar perdidos.

[Marta Monteiro Alves – 20/03/2023]

Deixe aqui a sua opinião sobre este artigo. Ela é muito importante para mim.

(Se preferir, faça-o de forma anónima)

1- Ao submeter este formulário preenchido, declara que dá o seu acordo à nossa "Política de Privacidade", e autoriza que a sua opinião possa vir a ser aqui publicada.
2- O seu E-mail nunca será revelado.